quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A primeira vez de uma Palhaça de Hospital


Fotografia: Elias Mello
Todos temos ansiedade em tudo na vida que envolve uma primeira vez, o tal do medo do que iremos encontrar. Achei que no meu primeiro dia como doutora Alexa Tan Tan estaria tremendo cada fio do meu cabelo bagunçado, minha mão iria borrar toda a minha maquiagem lindamente pensada, mas por incrível que pareça, eu estava tranquila, parecia que eu sabia como me tornar essa personagem, acho que ela sempre esteve dentro de mim, escondida, o pessoal dos Doutores apenas me ajudou a encontrá-la e aperfeiçoa-la. Quando vi, lá estava ela, no reflexo do espelho, sorrindo pra mim, com sua graça natural, sua flor no cabelo, seu sapato gigante e seu jaleco de doutora, eu era ela!
O encontro com minhas parceiras no nosso ambiente de trabalho foi maravilhoso, colocamos nossos narizes e entramos no universo fantástico de ser palhaço! A impressão que tive ao ser a doutora é de que as pessoas me viam com alegria, com muito carinho, gostavam da minha simples presença naquele ambiente que sempre me pareceu sombrio, o hospital. O mais incrível é pensar como esse ser desajeitado se encaixa nesse ambiente tão cheio de regras, de cabeças baixas, olhos tristonhos, mas ele se encaixa! Foi feito pra isso, era o que precisavam, senti a energia colorida que deixávamos aos passar em cada quarto, cada andar, em interagir com cada ser que estava lá. Nós quebramos a vida sem cor daquele espaço, fizemos as pessoas esquecerem por alguns minutos o que as incomodou o dia inteiro, ou então as fizemos pensar e encarar a doença de uma forma diferente, plantamos a semente da tão procurada felicidade.


Alexandra Keller (Dra. Alexa Tan Tan)

Nenhum comentário: