quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Momentos que emocionaram

Fotografia: Elias Mello
Em minha primeira visita como palhaça da trupe Doutores P – Multiplicadores da Alegria, pude perceber o quanto o brincar, a maneira lúdica pode transformar este cenário, que até então se identifica com a dor e muitas vezes com a morte. Deu para perceber o quanto os pacientes, equipe de enfermagem, funcionários e médicos conseguem se transformar por alguns instantes, potencializando e modificando este cenário. Eu além de palhaça, como estudante de pedagogia, acredito no lúdico!    
            Quando se fala em Doutores P, palhaço de hospital, não se imagina na força, na seriedade e intensidade desse trabalho, no amor e na dedicação que se entrega aos pacientes. Acreditamos na força do palhaço e o quanto naquele momento nós Doutores P conseguimos subverter uma realidade.
            Nesta primeira visita que realizei, foram vários os momentos que me emocionaram, entre os que me chamaram a atenção, foi o momento em que passávamos pelos corredores e as pessoas que acompanhavam os pacientes, saíam para fora querendo fazer parte daquele momento, ou nos chamavam para dentro do quarto, demonstrando que nós éramos importantes naquele momento. Teve um quarto onde um pai que estava lá com a mãe que dera a luz a um menino, vira-se para nós e comenta que deveríamos ser pessoas muito felizes, pois a gente estava ali fazendo a alegria de muitas pessoas. Naquela frase pude sentir a sinceridade daquele pai e o quanto ele estava realmente feliz com a nossa presença e enquanto cantávamos para o  recém nascido,  a avó descobria parte do rosto do bebê num gesto parecendo fazê-lo ouvir. Também teve a equipe de enfermagem da UTI que já nos esperávamos para fazer com elas a despedida de uma colega que estava de partida para o exterior.
             Foram horas que não vi passar, quando escutei o Dr.Geisolyno dizendo que havíamos finalizado o trabalho, sabia que era hora de ir, mas confesso que sentia um enorme desejo de continuar, de fazer parte da vida de tantas pessoas, compartilhar mais experiências, levar mais sorrisos. Senti naquela tarde o quanto ainda posso fazer pelo outro e ver a alegria e a gratidão transparecer em cada rosto. Para mim, as expectativas para um novo encontro, uma nova tarde de trabalho só aumentaram e me deixará ansiosa para ver o que vai acontecer, o que será possível realizar. Será um novo plantão que Dra. Sidnéia Mingau irá realizar com amor e dedicação.
            Enfim, aquela tarde com certeza começou a fazer a diferença em minha vida, e me fez pensar o quanto podemos deixar de lado um pouco de nós para sermos o muito para tantos. Adorei meu primeiro dia como Doutora P.

                                                                             Márcia Santos (Dra. Sidnéia Mingau)

Nenhum comentário: